Links

09.07.2009 - Conferência debateu participação e controle social no SUAS

Mais de 200 pessoas estiveram presentes na 6ª Conferência Microrregional de Assistência Social ocorrida no dia 07 de julho, durante o dia todo, no anfiteatro do IESTA, com o tema “Participação e Controle Social”. Um evento que reuniu os municípios de Marau, David Canabarro, Casca, Nova Alvorada, Ciríaco, Nicolau Vergueiro, Gentil e Santo Antônio do Palma.
A abertura contou com apresentação dos alunos do Centro de Referência da Criança e do Adolescente/Projeto Aprendendo A Construir Programa de Integração AABB Comunidade com a peça teatral “Tô sem freio”.
Após, o Prefeito Vilmar Perin Zanchin e autoridades regionais estiveram relatando a importância de se debater as questões sociais nos municípios. Para reforçar este tema, a Assistente Social e Assessora Técnica do Departamento de Assistência Social da Secretaria Estadual de Justiça e Desenvolvimento Social e também coordenadora do Curso de Assistência Social da ULBRA Carazinho, Luciana Kremer esteve debatendo sobre “Participação e Controle Social no SUAS – Sistema Único de Saúde. Após a palestra o município de Ciríaco esteve fazendo um relato de experiências.
Os trabalhos tiveram continuidade à tarde com formação de grupos e apresentações das discussões realizadas nos grupos. Na oportunidade foram escolhidos delegados - dois titulares e dois suplentes de cada município, que defenderão as propostas levantadas neste dia na Conferência Estadual de Assistência Social que acontece em Porto Alegre no mês de outubro.

Propostas levantadas na conferência:

• Capacitação de conselheiros dos Conselhos Municipais de Assistência Social;
• Maior financiamento de recursos para a Assistência Social partindo das três esferas de governo, com percentual mínimo de 5%;
• Maior divulgação da Política da Assistência Social, para que os usuários tenham mais clareza quanto à finalidade da mesma;
• Implantação do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social;
• Capacitação da equipe que trabalha com a Política de Assistência Social;
• Cursos profissionalizantes para usuários, como: pedreiro, carpinteiro, doméstica, informática, eletricista, costureira, culinária.
• Condicionalidades para o recebimento dos benefícios (participação nas atividades oferecidas pela Assistência Social);
• Criação de convênios com casa de passagem;
• Ampliação dos recursos humanos na Assistência Social;
• Divulgação da Política da Assistência Social junto às demais políticas do município.

 

   
Gabinete do Prefeito Administração, Fazenda e Planejamento Agricultura e Desenvolvimento Rural Cidade Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Social Educação Esporte, Cultura e Lazer Meio Ambiente, Segurança e Trânsito Saúde Administração 2005-2008 Instituções Públicas Municipais Calendário de Eventos Cidade Editais Fale Conosco Galeria de Fotos Links Notícias Símbolos Municipais Telefones da Prefeitura Telefones Ãsteis Nova