Links

13.08.2009 - Comitê de enfrentamento da Gripe A se reúne e toma novas decisões

Em reunião realizada na quarta-feira, 12 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Enfrentamento da Pandemia de Gripe A (H1N1), formado por profissionais da Saúde do Município, representantes de entidades sociais, Secretaria Municipal de Educação e Hospital Cristo Redentor, divulgou novos dados e orientações sobre a doença em âmbito municipal. As decisões do Comitê marauense foram baseadas nas recomendações do Comitê estadual, com base no Protocolo de Procedimentos Influenza A H1N1, versão de 07 de agosto, da Secretaria Estadual de Saúde.

Como as aulas retornarão em toda a rede pública de ensino, tanto municipal, como estadual, a partir do dia 17 de agosto, o Comitê orienta as escolas para que os cuidados com o ambiente sejam intensificados, com higienização das mesas escolares com álcool 70% e dos pisos com hipoclorito a 1% (água sanitária). Manter as salas bem arejadas também é uma decisão que deve ser seguida. As medidas preventivas de higiene devem ser intensificadas. Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal com outras pessoas, evitar aperto de mãos, abraços e beijo social, higienizar as mãos com freqüência, evitar levar as mãos a boca e nariz e evitar locais fechados com grande aglomeração de pessoas, também são orientações que devem ser passadas aos alunos, assim como para toda a população. Os alunos, professores e demais trabalhadores da educação que apresentarem sintomas de síndrome gripal, deverão ser afastados das suas atividades por sete dias a partir da data de início dos sintomas (para maiores de 12 anos) ou quatorze dias (para menores de 12 anos).

A comissão marauense também sugere cuidados às gestantes: aquelas que, em seu local de trabalho, mantenham contato com áreas de risco de contágio com a doença, devem ser remanejadas de setor, não sendo indicado o afastamento geral das gestantes. As gestantes com síndrome gripal (apresentando febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros diagnósticos) devem procurar imediatamente atendimento médico para tratamento adequado.

Na reunião de quarta-feira também foi informado que, apesar de vários casos suspeitos terem sido observados na cidade durante os últimos dias, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde enviou à SMS a confirmação oficial de apenas dois casos de pacientes infectados pela doença em Marau. Um deles, já passa bem. O segundo, ainda inspira cuidados.

Os membros do Comitê de Enfrentamento da Pandemia de Gripe A (H1N1) ressaltam um dado importante para a população: Até o momento, nenhum óbito devido a doença foi registrado no município. Segundo o Dr. Julio Mota, membro do Comitê, o combate à disseminação do vírus está se mostrando positivo. “Com a confirmação destes dois casos, é inegável que há a presença do vírus. Mas as ações de prevenção estão diminuindo bastante a incidência da doença. Os cuidados devem continuar sendo tomados”, completou o médico.

O atendimento aos marauenses que apresentarem os sintomas de doenças respiratórias continua sendo realizado no setor de Urgência e Emergência do HCR, nas unidades de PSF e no Programa Inverno Gaúcho, no Posto Central. O telefone da Secretaria Municipal de Saúde, para esclarecimento de quaisquer dúvidas, é 3342 4547.

 

   
Gabinete do Prefeito Administração, Fazenda e Planejamento Agricultura e Desenvolvimento Rural Cidade Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Social Educação Esporte, Cultura e Lazer Meio Ambiente, Segurança e Trânsito Saúde Administração 2005-2008 Instituções Públicas Municipais Calendário de Eventos Cidade Editais Fale Conosco Galeria de Fotos Links Notícias Símbolos Municipais Telefones da Prefeitura Telefones Ãsteis Nova