Links

10.05.2010 - CAPS desenvolve “Semana de Luta Antimanicomial”


Centro de Atenção Psicossocial realizará, de 17 a 21 de maio, a Semana de Luta Antimanicomial. A luta, que é histórica, ganhou força a partir dos anos 70 quando a sociedade começou a questionar o tratamento dado aos pacientes com problemas mentais.

Conforme a coordenadora do CAPS, enfermeira Valéria Pereira, o objetivo desta luta é conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, e receberem apoio para sua reinserção na sociedade. “Ter uma doença mental não significa estar permanentemente em crise. Hoje, com as possibilidades terapêuticas existentes, é possível resolver ou manter sob controle tais distúrbios de modo a evitar a perda dos laços familiares, sociais e profissionais”, explica a psicóloga Fabiana Conceição.

Outra meta dessa luta é sensibilizar o estado e o governo a implantar cada vez mais sistemas substitutivos em postos de saúde pública. A proposta de montar um sistema como este, inclui a implantação de uma rede alternativa para atenção à saúde mental, como as Estratégias de Saúde da Família e os Centros de Atenção Psicossocial.

Hoje o Brasil conta com serviços fora dos muros dos manicômios, com os CAPS. “Já temos este serviço desde 2005, pois ele evita internações psiquiátricas desnecessárias e oferece um atendimento mais humanizado, fundamental no tratamento” explica a psicóloga Ilana Caselani Vieira.

A programação da Semana de Luta Antimanicomial está repleta de eventos: Sarau da Saúde Mental (dia 18 de maio, à partir das 17:30h, no CAPS), encontro com familiares e usuários do CAPS (dia 06 de maio, às 13h, no CAPS), missa alusiva a Saúde Mental (dia 21 de maio, às 16 horas, na Igreja Matriz), painel na Secretaria Municipal de Saúde com textos, frases e desenhos de usuários, profissionais e familiares, durante toda a semana; atividade especial com os usuários do CAPS no EJA, (dia 06 de maio, no turno da manhã) e passeio com usuários, em uma tarde de comemoração, no dia 20 de maio.

O CAPS de Marau localiza-se na Rua Alberto Zanatta, nº 206, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h as 17hs, realizando diversas oficinas terapêuticas, grupos de apoio a usuários de entorpecentes e familiares, entre outros.

 

   
Gabinete do Prefeito Administração, Fazenda e Planejamento Agricultura e Desenvolvimento Rural Cidade Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Social Educação Esporte, Cultura e Lazer Meio Ambiente, Segurança e Trânsito Saúde Administração 2005-2008 Instituções Públicas Municipais Calendário de Eventos Cidade Editais Fale Conosco Galeria de Fotos Links Notícias Símbolos Municipais Telefones da Prefeitura Telefones Ãsteis Nova