Links

27.09.2010 - Marau fica em 1° lugar em estudo sobre Desenvolvimento Municipal da FIRJAN

Pela 2ª vez nos últimos 3 anos, Marau figura na 1ª posição do IFDM, um dos mais conceituados índices do país quando o assunto é desenvolvimento dos municípios, entre os 497 municípios do RS. A grade, preenchida em 2010, também mostra Marau como a única representante gaúcha dentro das 100 melhores colocadas, entre mais de 5 mil cidades brasileiras. O IFDM leva em conta índices de Saúde, Educação e Geração de Empregos.
Em reportagem veiculada no Jornal Zero Hora, edição de domingo 26, Marau é apresentado como um município em pleno desenvolvimento, que investe equilibradamente nas três áreas. A “receita de sucesso”, conforme ZH, é o “incentivo à criação de novas empresas, investimentos na educação infantil, nos postos de saúde e no atendimento à população”. Para obter esta vitória em nível estadual, e a excelente colocação – entre as cem primeiras – no país, investimentos maciços foram realizados.
Na área de saúde, Marau é uma das poucas cidades do estado a atender 100% da população dentro da Estratégia de Saúde da Família. Com treze unidades em regiões estratégicas da cidade, esta abrangência foi obtida ainda em 2008. De lá para cá, o investimento da Prefeitura vem se fixando na qualificação dos agentes da área de saúde e na melhoria da estrutura das unidades dos bairros, inclusive com a substituição de prédios alugados por sedes próprias. Neste sentido, duas novas unidades de saúde, nos bairros Progresso e Santa Lúcia, já estão em fase de construção.
No quesito educação, Marau mantém a excelência de seu ensino público fundamental e infantil. Com onze escolas e onze creches, também em pontos estratégicos nos bairros da cidade, a rede municipal de ensino atende mais de cinco mil alunos. Novos investimentos em creches de primeira linha estão previstos. Mais de 350 novas vagas serão abertas com a construção das EMEIS Paraíso Infantil, no bairro Jardim América, e Sonho de Criança, no bairro Ângela Borella.
Para incentivar a geração de emprego e renda, a Prefeitura mantém convênios e subsídios ao empreendedorismo e à qualificação. Além da Sala do Empresário, projeto premiado, desenvolvido em parceria com a FABE e que auxilia o novo micro e pequeno empreendedor a montar um novo negócio ou a expandir suas atividades, a Prefeitura mantém o Distrito Industrial Angelino Pilatti. Lá, vinte empresas já estão produzindo e 24 estão em fase de construção. Todas com incentivos do Governo Municipal, com doação de lotes e cedência de estruturas de telefonia, água, luz e saneamento. No Distrito Industrial, aproximadamente 1000 empregos serão gerados por estas 44 empresas. Em breve, novos lotes serão distribuídos entre as 27 empresas que aguardam deferimento de seus pedidos.
Estes exemplos explicam a colocação de Marau no ranking IFDM. Segundo o prefeito Vilmar Perin Zanchin, os municípios de todo o Brasil buscam melhores posições dentro deste índice, por ser este um dos mais conceituados do Brasil. “Este ranking mostra que os investimentos do Município nos últimos anos vem ocorrendo conforme um planejamento. Este planejamento tem como reflexo a ascensão de Marau como um exemplo de gestão eficiente para todo o estado”, concluiu o chefe do executivo marauense.

 

   
Gabinete do Prefeito Administração, Fazenda e Planejamento Agricultura e Desenvolvimento Rural Cidade Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Social Educação Esporte, Cultura e Lazer Meio Ambiente, Segurança e Trânsito Saúde Administração 2005-2008 Instituções Públicas Municipais Calendário de Eventos Cidade Editais Fale Conosco Galeria de Fotos Links Notícias Símbolos Municipais Telefones da Prefeitura Telefones Ãsteis Nova