Links

18.03.2011 - Prefeitura combate o vandalismo e a poluição visual


É provável que venha à sua mente, quando ouve e lê os termos “vandalismo” e “poluição visual”, imagens de grandes centros, cidades populosas onde a pichação e a fixação de cartazes uns sobre os outros faz parte da rotina das pessoas. É fácil lembrar-se das fachadas de prédios cobertas de grafismos, das divisórias de obras sujas e tapadas com propagandas, tudo isso numa realidade que tende a passar uma imagem de progresso, já que ainda existe gente pensando que a poluição está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento econômico.
Guardadas as proporções, não é mais necessário ir tão longe para deparar-se com estes excessos. Apesar de haver leis em Marau que proíbem a fixação de placas e cartazes em locais públicos, elas são solenemente ignoradas por promotores de eventos, comunidades a fim de divulgar suas reuniões-dançantes e empresas oferecendo serviços diversos, transformando ambientes coletivos em murais de propaganda. As placas de trânsito e identificação também sofrem ataques. Recentemente foi divulgada a colocação de mais de 450 placas de identificação de ruas por parte da Administração Municipal. Algumas delas já foram derrubadas e arrancadas.
A coordenadora da Secretaria Municipal de Cidade, Denise Poletto Rodegheri, assim como toda a equipe da pasta, persegue diariamente o objetivo de manter Marau visualmente limpa e bem sinalizada. Ela conta que mais de 20% do orçamento destinado às obras é gasto em manutenção. Ou seja: a depredação de patrimônio consome uma fatia razoável de dinheiro público, que poderia ser investido em novas construções. Além dos onipresentes cartazes de propaganda, os abrigos de ônibus – tomados como exemplo por serem o alvo preferido dos vândalos – são atacados por pichadores e piromaníacos. Isso mesmo: muitos são incendiados e totalmente destruídos. Postes e muros também servem, aos olhos de muitas pessoas, como vitrine para seus produtos. Porém, esta prática, além de denegrir a aparência da cidade, ainda é um perigo para motoristas e pedestres. O Secretário de Meio Ambiente, Segurança e Trânsito, Fernando César Martins, corrobora com a informação de que a poluição visual provoca, sim, acidentes automobilísticos. “Cartazes e placas dificultam a visibilidade e tiram a atenção dos motoristas, principalmente em locais de grande circulação de veículos”, confirma Fernando.
Não somente o Poder Público sofre com o vandalismo. Muros de casas e edifícios também já apresentam pichações, e exemplos disso podem ser encontrados no centro da cidade. Isso significa prejuízo para o proprietário e também para quem passa todos os dias por esses locais e é obrigado a conviver com demonstrações de incivilidade.
O combate à poluição visual faz parte do calhamaço legislativo de Marau. O artigo 64 do Plano Diretor Municipal, diz que é “limitada ou proibida a colocação de cartazes e similares em locais onde, de qualquer forma, prejudiquem a paisagem”. Se o PDM não deixa claro quais são estes locais e ainda permite interpretação do que “prejudica a paisagem” ou não, a lei 1279 de 1988 é muito mais clara. Ela proíbe a pichação, colocação de cartazes e pinturas de qualquer natureza em bens públicos municipais. Empresas que infringirem estas normas podem ser notificadas e sofrerem sanções.
A orientação transmitida pela prefeitura, em relação à depredação de patrimônio público ou privado, além do tradicional “não pratique, proteja o bem comum”, é: denuncie. Para isso existe o 190 da Brigada Militar. Não é preciso dizer que morar em uma cidade limpa e bonita faz bem para o corpo e para a alma.
Freqüentemente a Prefeitura designa equipes da SMC para percorrerem a cidade retirando cartazes e limpando paradas de ônibus, postes e logradouros. Na sexta-feira, dia 18, este serviço foi realizado. Seria cômico, se não fosse trágico: dez minutos depois de serem retirados cartazes no terminal de ônibus em frente ao CTG Sentinelas do Pago, propagandas da mesma empresa já estavam fixadas novamente no local.

 

   
Gabinete do Prefeito Administração, Fazenda e Planejamento Agricultura e Desenvolvimento Rural Cidade Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Social Educação Esporte, Cultura e Lazer Meio Ambiente, Segurança e Trânsito Saúde Administração 2005-2008 Instituções Públicas Municipais Calendário de Eventos Cidade Editais Fale Conosco Galeria de Fotos Links Notícias Símbolos Municipais Telefones da Prefeitura Telefones Ãsteis Nova