Links

07.12.2011 - Assinado contrato que garante um computador por aluno nas escolas de Marau

Os alunos da Escola Municipal Hygino Coelho Portella presenciaram, na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro, a assinatura do contrato firmado entre a Prefeitura de Marau e a Caixa Econômica Federal, que garante um computador em cada mesa das salas de aula da Rede Municipal de Ensino Fundamental. A escola, localizada no bairro Rigo, é uma das onze instituições que será equipada, a partir do segundo bimestre de 2012, com os computadores do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, do Governo Federal, através do Ministério da Educação.
A assinatura foi realizada pelo prefeito Vilmar Perin Zanchin e pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Rubens Walter Grams, na presença do vice-prefeito Ivanir Roncatto, do Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Edgar Chimento e do Gerente-geral da agência Marau da Caixa, Menachem Rudnitzki. Segundo Edgar Chimento, o município investirá cerca de R$ 850 mil, na aquisição de 2.200 notebooks. “O preço unitário do equipamento gira em torno de 380 reais. É uma quantia significativamente reduzida, justamente para facilitar a adequação dos municípios ao convênio”, explica. O secretário ainda salienta que toda a estrutura de mobiliário, segurança, eletricidade e internet não consta no valor do convênio, e será bancada também pela Prefeitura. Para o superintendente da Caixa, Marau posiciona-se mais uma vez como exemplo de planejamento, tendo em vista que dos mais de 5.200 municípios do país, Marau será o primeiro a implantar o projeto. “Sem dúvida estamos diante de um município de vanguarda. A Caixa tem em Marau um exemplo de iniciativa e competência na aplicação de projetos”, ressaltou Rubens.
Os computadores serão portáteis e terão sistema operacional Linux, que é gratuito. Para poderem transmitir o conhecimento através dos equipamentos, os professores da Rede Municipal já estão participando de cursos desenvolvidos pela Secretaria de Educação. As escolas marauenses de ensino fundamental atendem hoje mais de 2.700 crianças, de primeiro ano à oitava série (fazendo gradativamente a migração para o novo currículo, de nove anos). Todas já contam com salas de informática, como lembra a professora Maikieli Orsatto, diretora da escola Hygino Coelho Portella. “Mas há um diferencial em trabalhar com um computador para cada aluno, que é respeitar a evolução individual de cada um”, enfatiza.
Para o prefeito Zanchin, a assinatura deste convênio representa o esforço de Marau em manter-se nos altos padrões de educação e inclusão digital. “Como a maioria dos municípios, poderíamos ter esperado e nos cadastrado neste projeto somente no ano que vem. É sempre mais difícil ser o primeiro. Mas temos uma equipe de planejamento muito competente. Este programa é motivo de orgulho não só para a Prefeitura e a Comunidade escolar. Ele vem beneficiar toda a população”, finalizou.
Com a concretização desta iniciativa, Marau segue buscando cumprir a meta de maior modernização do ensino e aproximação dos alunos com a informática. Além do PROUCA, outros projetos já foram colocados em prática, como o Centro de Referência da Criança e do Adolescente, criado em 2007 para oferecer cursos de informática no turno inverso ao da escola, e também o Telecentro Comunitário, que abriu as portas este ano, funcionando como uma lan house gratuita para a população.

 

   
Gabinete do Prefeito Administração, Fazenda e Planejamento Agricultura e Desenvolvimento Rural Cidade Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Social Educação Esporte, Cultura e Lazer Meio Ambiente, Segurança e Trânsito Saúde Administração 2005-2008 Instituções Públicas Municipais Calendário de Eventos Cidade Editais Fale Conosco Galeria de Fotos Links Notícias Símbolos Municipais Telefones da Prefeitura Telefones Ãsteis Nova