Links

10.01.2012 - Avenida Júlio Borella: uma semana de obras

Na última terça-feira iniciaram as obras de revitalização da Avenida Júlio Borella. A obra total prevê a revitalização de sete quadras que possuem canteiro central. O trecho vai desde o Banco Banrisul até o Monumento das Nações. A primeira etapa da obra compreende quatro quadras e representa um investimento de R$2,8 milhões.

Até agora já foram retiradas as “orelhas” na esquina da Rua Duque de Caxias a fim de melhorar o fluxo da quadra entre as avenidas Júlio Borella e Barão do Rio Branco, que durante a obra terá sentido duplo. Também foram quebradas as calçadas dos dois lados da Avenida e retiradas as árvores, que foram replantadas no Parque Lauro Ricieri Bortolon.

Também já foram iniciadas as mudanças em relação ao abastecimento de água. Durante a obra, a distribuição de água na avenida será mantida por uma mangueira provisória especial, que é utilizada para fazer os ramais de água e que, de imediato, irá abastecer todos os prédios ali existentes. Também já foram instalados os tubos de concreto na vala do lado esquerdo, aberta para a retirada da tubulação. Os tubos de concreto são responsáveis pelo escoamento do esgoto.

A revitalização da principal avenida da cidade abrangerá mudanças no saneamento, pavimentação e nas estruturas de telefonia e energia elétrica, além da urbanização e arborização. Outra mudança significativa que a reestruturação da avenida vai trazer é a padronização dos passeios públicos.

É importante lembrar que, para os veículos que vêm do sentido sul para o Centro, o semáforo da Rua Darwin Marosin agora permite a conversão à esquerda, a fim de melhorar e otimizar o fluxo de veículos e assim organizar o tráfego durante a duração das obras.

As empresas que efetuarão estes serviços são a Matt Construtora LTDA, de Vila Maria (construção civil), a Sinos Telecomunicações e Eletricidade LTDA, de Novo Hamburgo (telefonia) e a Cristel Sistemas de Comunicação LTDA, de Encantado (elétrica).

Quem foi Júlio Borella - Júlio Borella (ou Giuglio Borella) nasceu em Maserà di Padova, Itália, em 26 de maio de 1880. Órfão de pai desde os dois anos, imigrou ao Brasil na companhia da mãe Pasqua e da irmã Eliza, além de uma tia e três primos, em 1891, quando tinha 11 anos de idade. Assentou-se primeiramente em Antônio prado, onde pagou seus lotes trabalhando na construção de estradas e ferrovias. Em busca de terras férteis, adquiriu colônias na localidade que depois viria a ser o município de Marau. Aqui, fundou em 1923 o frigorifico que até hoje é responsável por boa parte da riqueza do município. Faleceu em 24 de junho de 1934, quando o Frigorifico Borella S/A já comercializava produtos para o centro do país, e se solidificava como uma das principais empresas da região, alavancando o progresso e o desenvolvimento de Marau, então 5° Distrito de Passo Fundo.

 

   
Gabinete do Prefeito Administração, Fazenda e Planejamento Agricultura e Desenvolvimento Rural Cidade Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento Social Educação Esporte, Cultura e Lazer Meio Ambiente, Segurança e Trânsito Saúde Administração 2005-2008 Instituções Públicas Municipais Calendário de Eventos Cidade Editais Fale Conosco Galeria de Fotos Links Notícias Símbolos Municipais Telefones da Prefeitura Telefones Ãsteis Nova